September 12, 2011 Alegaules

Os tipos de enquadramento no cinema

Quando realizar um vídeo,  filme ou curta metragem você tem que ter em mente quais os tipos de enquadramentos você vai escolher em suas cenas além de uma série de outros fatores como movimento de câmera, iluminação a duração de cada plano e por ai vai.

Com isso resolvi escrever um pequeno artigo falando sobre os tipos e as diferenças entre cada um dos enquadramentos mais utilizados.

 

  • Plano geral:

É o enquadramento de um grande cenário ou de uma paisagem, nele é difícil identificar a presença dos personagens de imediato. O Plano Geral pode ser uma série de coisas como por exemplo um conjunto de casas, uma cena geral e aberta das ruas de uma cidade e por ai vai.. Normalmente este plano serve para contextualizar o local onde ocorrerá a cena seguinte.

plano geral Os tipos de enquadramento no cinema

 

  • Plano de conjunto:

Já neste plano podemos fazer o enquadramento de um cenário, no qual um ou mais personagens podem ser vistos e identificados facilmente. Assim como no Plano Geral, este plano serve para contextualizar o local onde ocorrerá todo o resto da cena, assim como para mostrar quais personagens participam desta cena.

plano conjunto Os tipos de enquadramento no cinema

 

  • Plano médio:

O ambiente não surge neste plano, ele caracteriza-se fundamentalmente pela acção da parte superior do corpo humano e é cortado pela cintura.

plano medio Os tipos de enquadramento no cinema

 

  • Plano americano:

Ele é um posicionamento de câmera muito utilizado no cinema e vídeo, e enquadra o personagem dos joelhos para cima.  É um mito dizer que o plano surgiu nos filmes Western, visto que esta linguagem era usada mais de trinta anos antes.

plano americano Os tipos de enquadramento no cinema

 

  • Primeiro plano:

Mostra um único personagem em enquadramento mais fechado que o plano americano (em muitas situações, o primeiro plano é considerado sinónimo de close-up). Algumas vezes também pode ser chamado de Plano Próximo,  ele é cortado pouco abaixo das axilas.

plano proximo Os tipos de enquadramento no cinema

 

  • Close:

É um dos recursos mais enfáticos na linguagem cinematográfica. A câmera aproxima-se um pouco mais, mostrando apenas os ombros e a cabeça do ator

plano close up Os tipos de enquadramento no cinema

 

  • Plano detalhe:

É o enquadramento de uma parte do corpo do personagem, como a mão ou os pés. Também pode ser o enquadramento de um objeto de cena, como um livro, uma caneta, uma cadeira, um prato de comida.

plano detalhe Os tipos de enquadramento no cinema
 
 
Este são alguns dos enquadramentos mais utilizados e é claro que existe algumas variações de nomes e até mesmo significados. O importante é o time de fotografia estar sempre alinhado.
 
É muito saudável quando o Diretor do projeto tem uma conversa clara e direta com o Diretor de Fotografia para que tudo seja feito de acordo com a vontade do diretor e não exista conflitos na hora que a ação esta rolando.
 
 

Tagged: , , , , , , , , , , , ,

About the Author

Alegaules Diretor de Fotografia - Estudou cinema na AIC Academia Internacional de Cinema, formado em Marketing e fotografia. Trabalhou na Samsung Brasil nas áreas de Marketing, produtos e planejamento. Atuou como gamer profissional representando o Brasil ao redor do mundo, Indicado ao prêmio de Jogador Sul-Americano da Década pelo maior site de games do planeta.

Comments (7)

  1. Opa “ALE”, muito boas as dicas!
    Já estudei Linguagem Cinematogracia na Academia Int. de Cinema e Tv, no Rio e Janeiro. Tenho uma 7d há poucos meses, uso pouco, e não sei mexer direito ainda… Rss Achei sei site/blog/vimeo hoje, estou estudando muito aqui. Parabéns valeu mesmo pelas dicas!

      (Quote)

    • Obrigado Eric, assim como todos aqui vivo em constante aprendizado e é sempre bom receber um retorno como este. Acho que receber e dividir informações é fundamental nesse mercado que atuamos!

      Fico feliz que tenha gostado do material

      Abraço!

        (Quote)

  2. Ivan Ginja

    boas… estou a gostar de ver. mas bom bom bom era me ajudar aqui numa coisa. estou a fazer um guiao tecnico para entregar em 24 horas. Imagina. tenho plano geral sobre jardim, um personagem se aproxima, e quase que ocupa o que a objectiva observa, como que fizesse plano americano mas segue para traz, nao para. o plano corta. se continua chamando geral? esta escrita é meio portuguesa meio brasileira:P estou do outro lado do atlantico se queimando com tanto trabalho!!!!!! :)

      (Quote)

  3. Alcenir Barbosa resende

    Valeu Ale,eu acabei de fazer um curso de operador de câmera pelo Senac e isto que você postou é muito legal pra gente ir mantendo em memória as nomenclaturas dos planos.

      (Quote)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Apaixonado pelo e-Sport !

Entre em contato comigo!